A perfuração de poços é considerada uma alternativa para a captação de água subterrânea, garantindo o abastecimento de água para negócios e residências,  mas, você conhece quais são os tipos de poços e suas características? Se quer saber um pouco mais sobre o procedimento, continue esta leitura que vamos te explicar. 

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, há no Brasil 2,5 milhões de poços artesianos, mas deste total, apenas 12% deles são legalizados, o que representa um risco para o abastecimento hídrico.

LEGALIZAÇÃO DO POÇO
Um poço artesiano ilegal é crime e pode implicar em uma multa de até R$ 10 mil e detenção de 01 a 06 meses , de acordo com a Lei 9.433/97, instituída pela Política Nacional de Recursos Hídricos. A atividade sem licença pode resultar em danos ao meio ambiente, poluindo ou secando lençóis freáticos, por isso a necessidade de autorização pelos órgãos competentes.

A outorga, autorização de um poço, entretanto, dá o direito de utilização da água e não a posse sobre ela. Logo, essa licença pode ser suspensa em casos de seca extrema ou pelo descumprimento dos seus termos. Para conseguir a outorga são necessárias algumas medidas antes e depois da perfuração do poço.

Para um poço legalizado, é necessária uma área de 6 metros de largura e 22 metros de comprimento . Além do mais, deve-se estar a, pelo menos, 20 metros de qualquer fossa para que sua água seja potável. Em casos de construções nas proximidades do poço, é essencial que se faça uma contenção para evitar desmoronamentos ou contaminação por meio de tubos de isolamento sanitário.

TIPOS DE POÇOS
Para cada necessidade há um tipo específico de poço. Conheça alguns deles:

POÇO SIMPLES
Também conhecido como “poço caipira”, perfurado manualmente, maior risco de contaminação pela água da chuva, queda de insetos e bichos
Profundidade aproximada: 20m

POÇO SEMI-ARTESIANO
Capta água  de reservas mais profundas; utiliza bombeamento para extração; difícil contaminação presença de filtros e prefiltros para reter impurezas
Profundidade aproximada: 20m a 50m

POÇO ARTESIANO
Também um poço tubular
Capta água de reserva mais profundas (aquíferos); pode ser jorrante ou não: precisar de bomba ou não; zero risco de contaminação pela água da chuva, queda de insetos e bichos
Profundidade aproximada: 50m a 2.000m

COMO ESCOLHER UMA EMPRESA PARA REALIZAR A CAPTAÇÃO SUBTERRÂNEA
Conhecer bem o local onde se pretende realizar a perfuração é o primeiro passo para a captação subterrânea. É preciso entender a geologia do terreno para evitar alterações no custo ou até na execução da obra.E se está pensando em iniciar uma operação de perfuração de poço, busque uma empresa que tenha experiência e conhecimento para oferecer a solução mais eficiente. A credibilidade da empresa que será responsável pela perfuração do poço é um fator fundamental ao escolher.

Quando for contratar uma empresa para perfurar, escolha uma experiente, pioneira, com mais de 12 mil poços perfurados no mercado. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas. 

 

DESCUBRA O QUE A WASSER PODE FAZER PELA GESTÃO DE ÁGUA DE SUA EMPRESA

Quando o assunto é gestão de água, muitas são as necessidades de um negócio e eles podem ser desde redução de consumo, uso racional, customização, até captação subterrânea. Seja qual for a demanda, a Wasser tem a solução.

A empresa atua com inteligência da água, com foco em  projetos de tratamento de água, atendendo áreas como indústrias, agronegócio, hospitais, condomínios, portos e navios. Composta por um time de especialista e cumprindo um rígido programa de Compliance, a Wasser oferece soluções ambientais customizadas para cada processo produtivo, continue na leitura para conhecer mais serviços. 

TECNOLOGIAS PARA TRATAMENTO DE ÁGUA 

O objetivo da Wasser é fornecer água de qualidade para empresas e indústrias, incluindo o tratamento de água de fontes alternativas com rios, mananciais e poços, além de adequação da qualidade na água fornecida pelas  concessionárias de saneamento.

Adotando os mais rígidos processos de controle de qualidade, observados pelo programa de compliance, a Wasser fornece  água potável para consumo humano, se enquadrando aos mais exigentes padrões de qualidade, produzindo água com baixos teores de sais, purificada por osmose.

TELEMETRIA

É uma tecnologia que permite a comunicação entre controle e monitoramento de reservatórios e bombas, que reduz custos e racionaliza o consumo de água.

Permite gestão contínua, não importa onde estiver, desde que acesse internet.A Telemetria permite a gestão remota 24/7 com uso de sensores. É a internet das coisas em ação. O que você não monitora eficientemente, não administra eficientemente.

CAPTAÇÃO SUBTERRÂNEA
A empresa contabiliza vasta experiência técnica em captação subterrânea, buscando proporcionar aos clientes resultados eficientes. A equipe atual desde a identificação do lençol,  perfuração e a manutenção de poços artesiano

 

ÁGUA EXPRESS 24H E AQUADRINK
Com alto padrão de qualidade da água para consumo humano, além de abastecer hospitais, indústrias, hotéis, escolas e etc. Todos com sistema de monitoramento à distância. A Wasser oferece ainda abastecimento alternativo (caminhão pipa):  Frota própria, com tanques específicos de 20, 35 e 40 mil litros, transportando uma água customizada no padrão ideal para o seu negócio, garantindo um fornecimento 24 horas sem interferências .

 

VÁLVULAS SUSTENTÁVEIS
São Redutoras de Consumo Europeias, para chuveiros e torneiras, de alto valor agregado. Reduz o consumo sem reduzir o conforto no uso da água. Material antibacteriano e anticorrosivo.

Se você busca a sustentabilidade e economia, então aposte no serviço da Wasser e otimize o seu consumo de água!

 Fale agora com um dos nossos especialistas. (81)2122-0181

 

Abrir mais Artigos
Descubra o perfil de consumo de água da sua empresa. Quero reduzir meus custos

Pronto para ser mais eficiente?